
Centro de Detenção de Buffalo — Foto: Reprodução
GERADO EM: 22/06/2026 - 21:40
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O brasileiro Ernando Elias Orelio,de 38 anos,foi preso pelas autoridades americanas após escapar do Centro de Detenção Federal de Buffalo,administrado pela polícia migratória americana (ICE,na sigla em inglês) no estado de Nova York. O caso aconteceu no início do mês e foi divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA na última segunda-feira.
Leia mais: Após briga entre defesa e acusação,juri do caso Gritzbach é dissolvido e julgamento será remarcadoDe Terra Roxa ao Impa: ouro em olimpíada de matemática,jovem conquista bolsa integral em prestigiado instituto
Ernando Orielio foi preso pelo ICE no dia primeiro de junho,após ser acusado pelas autoridades policiais de invasão criminosa e agressão. Segundo as autoridades americanas,ele é um "cidadão brasileiro sem status legal de imigração nos Estados Unidos e foi confinado no centro de detenção para processo de expulsão".
No dia 7 de junho,funcionário do local alertaram o Departamento de Segurança Interna dos EUA sobre a fuga do brasileiro. Um relato feito por outro detento afirma que Orielio subiu uma cerca e conseguiu chegar a um telhado. Ao verificarem a cela do brasileiro e o pátio do centro de detenção,os agentes americanos não encontraram Orielio.
"O agente então foi até o telhado e localizou Orelio,que pulou para o chão e fugiu a pé",descreve o Departamento de Justiça,em nota. Apesar da fuga,o brasileiro não teve sucesso e foi capturado pouco depois em uma "área arborizada",segundo as autoridades.
