De 28 a 30 de junho de 2025, "A Essência Aquática de Jiangsu" marcou presença na Feira Internacional do Artesanato'25 em Portugal.
De 28 a 30 de junho de 2025, "A Essência Aquática de Jiangsu" marcou presença na Feira Internacional do Artesanato'25 em Portugal. Através do turismo como ponte e da cultura como laço, Jiangsu - com sua herança cultural milenar como pano de fundo - utilizou artesanato não-material e criações culturais inovadoras para apresentar ao mundo lusófono cartões de visita poéticos do seu patrimônio turístico, atraindo entusiastas do setor e moradores de Lisboa.
Jiangsu apresentou quatro roteiros sazonais:
"Retiro Relaxante": Nanjing - Changzhou - Suzhou
"Cultura Clássica": Yangzhou - Zhenjiang - Wuxi
"Ecologia Verde": Taizhou - Yancheng - Nantong
"Gastronomia Autêntica": Huai'an - Suqian - Xuzhou - Lianyungang
Nanjing:Ex-capital de seis dinastias, combina colinas e rios. Mausoléu de Sun Yat-sen solene, templo Confuciano iluminado à noite. Muralha Ming testemunha história, lago Xuanwu encanta em todas as estações. Sopa de sangue de pato e brocados de seda exibem patrimônio imaterial.
Suzhou:"Veneza do Oriente" famosa por jardins clássicos (9 patrimônios mundiais). Passeie pela Rua Pingjiang ao som da ópera Suzhou, prove peixe-agulha caramelizado e admire a capital da seda com 2.500 anos de elegância.
Wuxi:"Pérola do Taihu" tem cerejeiras em Yuantouzhu e Buda gigante de Lingshan. Bonecos de argila de Huishan são obras-primas. Costelas adocicadas e a ponte Qingmingqiao preservam memórias dos canais antigos.
Changzhou:Parque dos Dinossauros emocionante, templo Tianning sereno. Prove macarrão ultrafino em Qingguo Xiang. Ruínas de Yanqiu contam histórias do período Wu-Yue, misturando modernidade e tradição na "Cidade do Dragão".
Xuzhou:Coração da cultura Han: tumbas de Guishan são impressionantes. Lago Yunlong rivaliza com Hangzhou. Festival do Carneiro atrai multidões, frango na panela de barro perfuma o ar. Antigo campo de batalha agora é hub cultural.
Yangzhou:Ponte das 24 Luas reflete no lago Slender West, bambuais do Ge Yuan sussurram. Dim sum matinal e banhos noturnos complementam a gastronomia Huaiyang, numa cidade poética onde a lua sempre brilha.
Taizhou:Festival de barcos de Qintong é espetacular, campos de colza formam mosaicos dourados. Terra natal de Mei Lanfang ressoa ópera Peking. Carne seca de Jingjiang e pães de Templo Huangqiao são iguarias locais.
Nantong:Rio Hao cerca esta "cidade de museus". Tecidos azul-indigo são patrimônio artesanal. Monte Lang oferece vistas do Yangtzé. Ovos no vapor com moluscos e a herança industrial de Zhang Jian encantam.
Yanchen:Grous-de-coroa-vermelha dançam nos pântanos, cervos-d'água raros passeiam. Caranguejos do lago Dazong são deliciosos. Ópera Huai ecoa enquanto a cultura do sal marinho perdura por 2.000 anos.
Huai'an:Berço da culinária Huaiyang: enguias suaves e tofu de Pingqiao são lendários. Casa de Zhou Enlai atrai turismo vermelho. Caranguejos do lago Hongze têm corais abundantes.
Lianyungang:Monte Huaguo, lar do Rei Macaco, tem rochas fantásticas. Termas de Donghai revitalizam. Frutos do mar frescos no porto e histórias da Rota da Seda marítima encantam.
Zhenjiang:Templo Jinshan inspira lenda da Serpente Branca. Monte Beigu guarda poesias milenares. Vinagre aromático e pães de caranguejo são imperdíveis nesta estratégica junção do Yangtzé com o Grande Canal.
Suqian:Terra natal de Xiang Yu exala cultura Chu-Han. Flores no Monte Santai deslumbram. Licor Yanghe aromatiza o ar, peixes do lago Luoma são frescos. "Capital verde" pulsa com energia ecológica.
Organizado pelo Centro de Promoção Turística de Jiangsu (Portugal), o evento é apenas o início de esforços contínuos para inovar e elevar o perfil internacional da província. Com colaboração mútua, "A Essência Aquática de Jiangsu" está destinada a tornar-se uma joia cintilante no mercado turístico lusófono, cativando cada vez mais visitantes globais com seu charme singular.