Cristo Redentor entre nuvens: sede do G20,cidade do Rio terá terça nublada e sem chuva; região Sul tem alerta de \'perigo\' — Foto: Custódio Coimbra
Cristo Redentor entre nuvens: sede do G20,cidade do Rio terá terça nublada e sem chuva; região Sul tem alerta de 'perigo' — Foto: Custódio Coimbra
GERADO EM: 18/11/2024 - 20:23
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A região Sul do Brasil está sob alerta de chuvas intensas nesta terça-feira,mas todas as demais regiões do país também podem enfrentar o mau tempo. Sede de uma série de eventos do G20,a cidade do Rio,por outro lado,terá tempo parcialmente nublado,mas sem chuvas. Os termômetros podem registrar máxima de 31°C,com mínimas não ficando abaixo dos 19°C.
Estudo da UFMG: controle do desmatamento na Amazônia reduz internações e mortes por doenças respiratóriasLeia também: Brasil patina na recuperação de mangues,vitais para absorver dióxido de carbono
Segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),o estado de Santa Catarina,as porções norte e oeste do Rio Grande do Sul e o extremo sul do Paraná podem enfrentar até 100m de chuva e ventos de até 100 km/h nesta terça. O mau tempo ocorre pouco após,de acordo com o Climatempo,cidades gaúchas registrarem neste domingo calor de 39°C,a maior temperatura do ano até agora na região — Porto Alegre marcou 37,6°C,recorde em 2024.
Com menor intensidade,outros dois alertas foram emitidos para esta terça,um deles atingindo parcialmente todas as regiões do país. Chuvas intensas,de até 50mm,podem ocorrer em toda a região Centro-Oeste,no norte de Minas,no sul da Bahia,nos estados do Acre,do Amazonas,de Rondônia e na porção sul do Tocantins,do Pará e de Roraima e no Paraná.
Chuva persiste em todas as regiões do país,e Sul tem alerta de 'perigo' — Foto: Reprodução
A região Sudeste está quase totalmente fora da área de aviso,com previsão de tempo firme. São Paulo também não tem previsão de chuvas,com as máximas não passando dos 29°C,abaixo dos 30°C previstos para Belo Horizonte e dos 31°C para Vitória.
Com exceção do sul baiano,toda a região Nordeste terá tempo firme,com previsão de máximas de 32°C para Fortaleza,João Pessoa e Salvador,31°C para Maceió e Natal. Em Teresina,os termômetros podem registrar até 37°C.
Na capital federal,a previsão é de muitas nuvens,com pancadas de chuva e trovoadas isoladas,mas os termômetros não passam dos 27°C. A chuva atinge também Cuiabá (que terá máxima de 34°C) e Goiânia (máxima de 30°C).
Entre as capitais,a máxima deve ser registrada em Manaus,onde a previsão aponta 38°C,com possibilidade de chuva isolada. Belém,Boa Vista e Macapá podem registrar 35°C,Palmas e Porto Velho 33°C e Rio Branco 31°C.